Serviços técnicos em Engenharia Civil

Innovation, technology, investment projects and monitoring, consulting, construction management. Our technical office with over 35 years of experience in engineering tract, conducts research and innovations, aimed at problem solving and situations encountered in everyday life of the population, and we also work in your project, work or business, with innovative solutions and challenging, always in pursuit of quality of our services and the total satisfaction of our customers.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO – CTM – Para aplicação nos municípios brasileiros.

CTM: a chave para destravar o desenvolvimento das cidades. Enquanto isso Ribeirão Preto, SP. anda para trás em tecnologia e conhecimento.

CTM: a chave para destravar o desenvolvimento das cidades
CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO – CTM – Para aplicação nos municípios brasileiros.
Por MundoGEO | 16h43, 09 de Setembro de 2011
O desenvolvimento do setor de georreferenciamento de imóveis rurais pode ser dividido em AN e DN, ou seja, antes da Norma e depois da Norma.
A obrigatoriedade do georreferenciamento fez com que os profissionais, empresas e instituições da área tivessem que se atualizar para acompanhar e cumprir as especificações exigidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Depois da Norma, a área rural nunca mais foi a mesma.
Quanto ao ambiente urbano, existe o Estatuto das Cidades, porém ainda não há uma legislação bem definida que obrigue os gestores públicos a implantar um Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) nos municípios.
Uma iniciativa recente neste setor foi lançada pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy. As instituições lançaram um manual de apoio com diretrizes para a criação, instituição e atualização do CTM nos municípios brasileiros.
O documento usa uma linguagem simples e direta para auxiliar as ações municipais, pois permite a integração dos dados sociais, econômicos, jurídicos, físicos e ambientais, entre outros, dando suporte à sistematização da informação para gestão do território.
As diretrizes para o CTM não são obrigatórias, mas estabelecem alguns conceitos que estão dispersos pela legislação de uma forma geral, com um objetivo mais didático de dotar o município de uma estruturação mais amigável para que ele possibilite encaminhar essa proposta de elaboração do cadastro.
Durante o MundoGEO#Connect, que aconteceu de 14 a 16 de junho em São Paulo, o CTM foi abordado por acadêmicos e por representantes de municípios e do Ministério das Cidades. O seminário Geotecnologias na Gestão Municipal abriu espaço para que esse assunto fosse discutido, através de sete painéis, com a presença de profissionais diretamente ligados ao setor de planejamento urbano.
Esta edição tem este assunto na matéria de capa. Veja também matérias sobre o mini-curso e o seminário do MundoGEO#Connect que abordaram o georreferenciamento e a certificação de imóveis rurais. Destaque também para a entrevista com Ola Rollen, CEO do grupo Hexagon.
MundoGEO#Connect 2012
A próxima edição do MundoGEO#Connect já está com data marcada, de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca. Acesse o novo site do evento e acompanhe as atualizações:http://mundogeoconnect.com  |.
Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG.
Editor da Revista InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com
ENGEFROM ENGENHARIA – Escritório técnico especializado em engenharia civil, engenharia urbana, geoprocessamento, georeferenciamento e Geotcnologias. Para conhecer nosso trabalho, acesse nosso site a partir do link:
Engº José Antonio S. Gonçalves

Um comentário:

  1. CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO – CTM – Para aplicação nos municípios brasileiros.

    ResponderExcluir