Serviços técnicos em Engenharia Civil

Innovation, technology, investment projects and monitoring, consulting, construction management. Our technical office with over 35 years of experience in engineering tract, conducts research and innovations, aimed at problem solving and situations encountered in everyday life of the population, and we also work in your project, work or business, with innovative solutions and challenging, always in pursuit of quality of our services and the total satisfaction of our customers.

quinta-feira, 31 de maio de 2018

ALTERNATIVAS INTELIGENTES PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, MAIS ECONÔMICA E EFICIENTE.

ALTERNATIVAS INTELIGENTES PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, MAIS ECONÔMICA E EFICIENTE.

Porque o Brasil conceitualmente está tão atrasado em projetos, pesquisas, investimentos e políticas públicas na MICRO-GERAÇÃO de energia elétrica, através da fonte solar, nos modernos painéis fotovoltaicos?
UM EXEMPLO - O CASO DA ALEMANHA - SOLUÇÃO!
Em 2000, a Alemanha aprovou uma lei na qual as companhias de energia teriam que pagar em dinheiro para aquelas pessoas que conseguiam devolver para rede elétrica o excedente da energia produzido em suas próprias casas - no sistema chamado de microgeração. 
Com este impulso, existem vilas inteiras que vivem de energia solar. As chamadas  "vilas solares" empregam a última tecnologia em placas solares  e são capazes de produzir quatro vezes mais energia do que consomem.
PROJETOS DAS CASAS - VILAS SOLARES DE FRIBURGO
Uma das vilas mais conhecidas está aos arredores de Friburgo, a quarta maior cidade do estado de Baden Würtemberg, ao sul do país. 
Graças ao arquiteto Rolf Dish, que desenhou as vilas que existem em Friburgo, a cidade se tornou líder na construção dos painéis.
As casas não possuem nenhum sistema ativo de energia para manter a temperatura. Foram instalados nos telhados placas de alta tecnologia e nas paredes, espumas de espessura de 30 centímetros. 
A casa dispõe de vidro triplo e está externamente selada. O ar fresco entra em um nível e é sugado através de um funil na parede.
De acordo com o The Guardian Meinhard Hansen, o arquiteto-chefe de Friburgo afirma que "o calor que sai da casa aquece o ar frio que entra".
Graças a ele, essa vila solar pode produzir em seus melhores dias quatro vezes mais energia do que precisa. As energias que 'sobram' voltam para a rede elétrica, e recebem uma recompensa. O estado paga 0,48 centavos de euros por quilowatt-hora.
Para ter uma ideia do que as vilas solares economizam e do quanto não poluem, esse exemplo é suficiente: uma velha casa na Alemanha precisa de 6 mil litros de diesel por ano para se aquecer.
Financiamento na Alemanha:
As vilas solares possuem um sistema especial de financiamento por meio do chamado "fundo solar" (fundos imobiliários) proveniente de pequenos investidores externos. 
O preço da construção sai em torno de 500 euros por metro quadrado, 10% a mais do que uma casa comum.
Agora, os vilas solares crescem como cogumelos em um país, a propósito, que tem menos horas de sol por ano do que a Espanha.
FONTE: REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS - Edição on line . Disponível em < https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/05/alemanha-constroi-vilas-solares-que-produzem-mais-eletricidade-do-que-consomem.html > . Acesso em 31/05/2018
Divulgação: ENGEFROM ENGENHARIA - Engº José Antonio S. Gonçalves.'.
Ribeirão Preto, Estado de São Paulo - BRASIL.
Web Site: http://engefromengenharia2018.wordpress.com/
FONTE:  Comissão Senado do Futuro
13ª Reunião Extraordinária da 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura

Energia solar como vetor de desenvolvimento social: experiência da BRICS - Assista o Vídeo sobre a palestra da pesquisadora Alina Gimanova.


https://youtu.be/AMY1YxQZ61M

Nenhum comentário:

Postar um comentário